04 março, 2011

Água para Elefantes - Sara Gruen

Até hoje não sei explicar o que me motivou a ler 'Água para Elefantes', mas posso dizer simplesmente que a capa deste livro exerceu sobre mim quase que um poder hipnótico, foi amor a primeira vista!


Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora...





A história é narrada por Jacob Jankowski, um senhor de 90 anos ou 93, nem ele mesmo sabe ao certo, Que vive em uma casa de repouso e que há 70 anos guarda consigo um segredo, ele nunca relatou a ninguém o período de sua juventude em que trabalhou no circo.
Jacob era um jovem de 23 anos, estudante de veterinária, quando em um fatídico acidente de carro perde seus pais, ficando então desamparado. Ao enfrentar dificuldades financeiras ele decide largar a faculdade antes de prestar seus exames finais, acaba pulando em um trem em movimento, o Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Onde é admitido para cuidar de animais. 
Ao se juntar ao circo, Jacob jamais imaginou o quanto sofreria nas mãos de Tio Al, o empresário tirano e de August, chefe do setor de animais que ora se mostra doce, ora intragável...
É também sob as lonas que ele se apaixona duas vezes, a primeira por Marlena, a linda estrela do circo, que apresenta um número com cavalos e esposa de Albert. E por Rosie, a doce elefanta comprada para ser a salvação do circo, que demonstra ser estúpida demais para tal, mas que na verdade só necessita de carinho e atenção para se tornar uma grande atração circense! 
  
A narrativa é alternada entre seus relatos do passado e de seu presente na casa de repouso onde vive, mergulhamos com ele em suas memórias e assim conseguimos entender um pouco melhor o ambiente de um circo e a triste realidade desses senhores em uma casa de repouso...      


"Tornei a abrir os olhos e esquadrinhei a tenda das jaulas, louco para encontrá-la. Pelo amor de Deus, será que é tão difícil encontrar uma garota em um elefante? Quando vislumbrei as lantejoulas cor-de-rosa, quase chorei de alívio - pode ser que eu tenha chorado. Não lembro. Ela estava de pé do outro lado, encostada na parede, calma como um dia de verão. As lantejoulas brilhavam como diamantes líquidos, um farol cintilante entre as peles coloridas dos animais. Ela também me viu e manteve meu olhar preso ao seu pelo que me pareceu uma eternidade. .."


"Não falo muito sobre esses dias. Nunca falei. Eu tinha medo de deixar escapar alguma coisa. Eu sabia como era importante guardar o segredo dela e de fato o guardei - pelo resto de sua vida e depois. Em 70 anos, nunca o revelei a ninguém"


"- E sua família?
Tomo outro gole de uísque, faço o resto de líquido girar no fundo do copo e então o esvazio.
- Mandarei cartões-postais.
Vejo no rosto dele que não foi uma resposta feliz.
- Não foi isso que eu quis dizer. Eu os amo e sei que eles me amam, mas sei também que não faço mais parte da vida deles. Sou uma espécie de obrigação. Foi por isso que tive que lutar para chegar aqui esta noite. Eles simplesmente se esqueceram de mim..."


Este é um livro que te encanta desde as primeiras páginas, é envolvente, fascinante e deve ser degustado e muito apreciado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal deixar um comentário?
Não dói e faz bem ao coração da autora ;)

Ah, todos os comentários serão respondidos aqui mesmo no blog, por isso, volte sempre!